Palestrantes

Prof.ª Dr.ª Ana Mae Barbosa

Palestrante da área de Artes Visuais

Conferência de Abertura: "O Ensino de Arte no Brasil: Metodologias e Currículos"

Dia 01/10 - Segunda-feira

Minicurrículo: Pioneira em Arte-Educação. Doutora em Arte-Educação, Universidade de Boston. Foi diretora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) e presidente do International Society of Education through Art (InSea). É professora visitante da The Ohio State University, nos EUA.  Em 1987 desenvolveu, com apoio em sua Proposta Triangular ou Abordagem Triangular, primeiro programa educativo do gênero, à frente do MAC-USP. Hoje ainda é a base da maioria dos programas em arte-educação no Brasil, principalmente depois de ter sido referência nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte dos Ensinos Fundamental e Médio brasileiros. Autora de diversos livros e artigos fundamentais para o estudo nesta área, é a principal referência em Arte-Educação no Brasil nos dias de hoje.

 

Prof.ª Dr.ª Renata Bittencourt Meira

Palestrante da área de Teatro

Palestra: "Integração de Conhecimentos na Prática de Formação de Professores de Teatro: A Experiência de Reformulação de PPP na Universidade de Uberlândia"

Dia 02/10 - Terça-feira

Minicurrículo: Docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atua nos Cursos de Teatro e de Dança, e no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas, na linha "Estudos em Artes Cênicas - conhecimentos e interfaces da cena"; bem como no Mestrado Profissional em Artes, na linha Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes. Contribuiu com a implantação e fortalecimento dos Programas de Formação Continuada com Professores do Ensino Básico e do Programa em Educação, Saúde e Cultura Populares (2000 a 2008). Foi diretora da Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais (2009 a 2010) na qual coordenou o processo de desdobramento que deu origem ao Instituto de Artes, Instituto de Ciências Sociais e Instituto de FIlosofia. Coordenou o processo de criação e estruturação do Instituto de Artes da UFU. Criou e coordenou por nove anos o grupo Baiadô: pesquisa e prática das Danças Brasileiras, com o qual desenvolveu trabalhos de dança em diálogo com tradições populares como Congado e Escolas de Samba, promovendo e estudando a diversidade cultural e corporal e processos de criação em grupo. Possui Graduação em Dança (1993), Mestrado em Artes (1997) e Doutorado em Educação (2007), todos pela Universidade Estadual de Campinas.

 

Prof. Dr. Marcus Medeiros Pereira

Palestrante da área de Música

Palestra: "Formação de Professores de Música para o Século XXI: Possibilidades e Inovações"

Dia 03/10 - Quarta-feira

Minicurrículo: Atual presidente da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), gestão 2017 – 2019, é professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde dirige o Centro Cultural Pró-Música. Doutor em Educação (UFMS) e Mestre em Música - Performance / Piano (UFMG), é integrante do Grupo de Pesquisa Resgate da Canção Brasileira e pesquisador do Observatório de Cultura Escolar, onde desenvolve pesquisas que têm como temas o currículo e a educação musical, bem como as práticas de ensino de música. Entre os livros publicados, pode-se citar “O Ensino Superior e as Licenciaturas em Música: um retrato do habitus conservatorial nos documentos curriculares”; a coletânea organizada com Fabiany de Cássia Tavares Silva intitulada “Observatório de Cultura Escolar: estudos e pesquisas sobre escola, currículo e cultura escolar”; e a coleção de três volumes “Vicente de Paula Medeiros (1906 – 1969): Fragmentos de outras histórias da música”. Na UFJF, dirige o Centro Cultural Pró-Música – UFJF e integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF. Também é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação Música em Contexto da UnB. 

 

REALIZAÇÃO:

APOIO:

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!