Palestrantes do VII Seminário de Pesquisa em Artes

PROFª. DRª. MARTHA ULHÔA

Palestra: "A Pesquisa na Universidade"

Dia 21 de Março

Martha Tupinambá de Ulhôa nasceu em Montes Claros, tendo sido aluna do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandes. Em 1975 conclui o Curso de Bacharel em Piano, pelo Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário. Em 1978, conclui o mestrado em Belas Artes, Performance em Música - piano, na Universidade da Flórida. Em 1991, concluiu, o Doutorado em Musicologia na Universidade de Cornell, apresentando a Tese Música Popular em Montes Claros – Minas Gerais – Brasil. Em 1998, concluiu seu primeiro Pós-Doutorado pela Universidade de Liverpool, e em 2012, o segundo na King’s College – Londres, ambos na Inglaterra. Atualmente é Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO; pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq – categoria IC; secretária da Associação Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação em Música – ANPPOM para 2016 - 2017. Foi Editora Chefe do Art Research Journal – ARJ - Jornal de Pesquisa em Arte (2014-2016), publicação bilíngue (português-inglês), criada pelas associações de pesquisa e pós graduação em artes cênicas - ABRACE, artes plásticas - ANPAP e música - ANPPOM, em parceria com a UFRN. Atualmente é membro dos conselhos editoriais dos periódicos da Associação Internacional de Estudos em Música Popular - IASPM@JOURNAL, do Anais do SIMPOM (UNIRIO) e ArtCultura (UFU).
 

PROFª. DRª. VANIA CARVALHO DOS SANTOS 

Palestra: "Patrimônio Sacro de Ouro Preto: Museu, Território e Desenvolvimento"

Dia 22 de Março

Desde 2013, Professora Adjunta do Departamento de Museologia da ESCOLA DE DIREITO TURISMO E MUSEOLOGIA da Universidade Federal de Ouro Preto. Exerce a Coordenação do Curso de Museologia, e ministra as disciplinas Introdução à Museologia, Documentação e Informação em Museus, Tecnologias de Informação em Museus, e Elaboração de Monografia. Criadora da Linha de Pesquisa "Gestão de Coleções". Elaboradora e Coordenadora do PROJETO PILAR, em Ouro Preto, que tem os seguintes objetivos: 1) Revisar, Atualizar, Ampliar e Informatizar o Inventário dos Bens Móveis e Integrados da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar/Museu de Arte Sacra de Ouro Preto; 2) Criação do Banco de Dados Informatizado de Artistas e Artífices dos séculos XVIII e XIX; 3) Estudo e Mapeamento dos Cemitérios das Irmandades e Ordens de Ouro Preto. Elaboradora e Coordenadora do Projeto "Elaboração do Plano Diretor do Instituto Histórico Israelita Mineiro", financiado pela FAPEMIG. Exerceu o cargo de Museóloga e Pesquisadora do IPHAN, autarquia do Ministério da Cultura, no período de 1980 a 2013. Membro aderente do Movimento Internacional da Nova Museologia - MINOM. Graduada em MUSEOLOGIA pela UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Especialista em Organização e Implantação de Arquivos pela USP - Universidade de São Paulo, Mestre e Doutora em Ciência da Informação pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, com Doutorado Sanduíche na Université de Toulouse III - Paul Sabatier - França.

PROFª. Drª. MARIANA DE LIMA E MUNIZ

Palestra: "Estrutura, Improvisação e Criatividade na Prática Docente"

Dia 23 de Março

Professora Titular do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema, atuando na Pós-graduação em Artes e Curso de Graduação em Teatro da EBA/UFMG. Autora do livro "Improvisação como espetáculo: metodologias de treinamento do ator-improvisador", publicado pela Editora UFMG. Pós-Doutorado na Universidad de Buenos Aires com Jorge Dubatti, bolsa CAPES. Doutora em História, Teoria e Prática do Teatro pela Universidad de Alcalá (Espanha), bolsa CAPES. Formada em Interpretação Gestual - Real Escuela Superior de Arte Dramático de Madrid (2005). Líder do grupo de pesquisa LADI - Laboratório de Dramaturgia da Improvisação. Tem experiência na área do Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: Improvisação e Dramaturgia, Relação ator-público, Relação Teatro e Internet no teatro contemporâneo e no ensino de teatro. Foi curadora do Festival de Inverno da UFMG de 2006 a 2009. Trabalhou como diretora e/ou atriz com diversos coletivos, entre eles: Uma Companhia, Jogando no Quintal, Cia. Bárbara, Galpão Cine-Horto e Impromadrid. Atualmente trabalha como atriz convidada do espetáculo "Tio Vânia - aos que virão depois de nós"; do Grupo Galpão, com direção de Yara de Novaes. Foi criadora e é a curadora do FIMPRO - Festival Internacional de Improvisação.